Dentre os novos materiais, destacam-se telhas e tapumes para obras
Editado por Flavius Deliberalli
A Yattó, startup de economia circular, fortalece a sua parceria com a Embraeco, recicladora responsável por transformar resíduos plásticos pós-consumo em novos produtos.
De acordo com as empresas envolvidas na parceria, desde o início da colaboração, em 2023, já foram reciclados 126.798kg de plástico, o equivalente a, aproximadamente, 15.849.750 embalagens. Esse volume resultou na produção de cerca de 10 mil telhas e tapumes ecológicos, promovendo benefícios ambientais e assegurando a circularidade.
“Estamos falando de mais de 15 milhões de embalagens plásticas que deixaram de ir para aterros sanitários. Além do impacto ambiental, conseguimos retornar esses insumos para o mercado em forma de telhas, tapumes, lixeiras, entre outros itens. Isso sem falar na geração de renda para cooperativas e apoio à comunidade”, explica Lívia Mamprin, coordenadora de operações da Yattó.
Parte das telhas recicladas foi doada para cooperativas. No caso da Chico Mendes, que teve sua área destelhada após uma chuva, o material ajudou na retomada das atividades dos 30 cooperados. Já na Rainha da Reciclagem, que conta com 58 cooperados, as doações ajudaram a cobrir uma área de armazenamento de materiais, protegendo melhor os resíduos. A Embraeco também manteve uma iniciativa em conjunto com o projeto Exército de Formiguinhas, em Piracicaba (SP), doando telhas para famílias que tiveram suas casas afetadas por chuvas, incêndios ou outras adversidades.
“Os materiais produzidos a partir do plástico de difícil reciclabilidade têm ganhado novas aplicações em projetos ambientais e urbanos. Entre as iniciativas feitas por aqui, destacamos as casinhas de cachorro feita em conjunto com a Mars, o Parque Pet implementado na cidade de Mogi Mirim (SP) e a produção de lixeiras ecológicas que são utilizadas em eventos, como o Fórum ABRE 2024 e a 1º Expo da Construção Civil em Piracicaba (SP), quando foram recicladas mais de 26 mil embalagens plásticas”, exemplifica Lívia Mamprin.
Um dos desafios enfrentados pela iniciativa é fazer com que as pessoas percebam a qualidade do produto, uma vez que os resíduos são uma matéria-prima poderosa.
“Infelizmente a sociedade ainda possui tabus com produtos feitos a partir de materiais reciclados. Isso faz com que o mercado seja um pouco resistente a determinadas aplicações dos materiais reciclados”, explica Pedro Henrique Ferraz de Toledo, diretor comercial da Embraeco.
Mais informações:
Yattó
www.yatto.com.br
Embraeco
www.embraeco.com.br