Fabricante de papéis é uma das primeiras do setor a realizar este tipo de operação
Editado por Flavius Deliberalli
A Papirus, uma das principais fabricantes de papelcartão do país, anuncia acordo com a rede de farmácias RD Saúde, para a venda de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem para compensar o volume de embalagens de papel utilizadas nos produtos da linha Needs.
Segundo as empresas envolvidas, o acordo é o primeiro realizado nos setores de papel e embalagem diretamente entre um fabricante de papel e o varejo farmacêutico, com a intermediação da Polen, cleantech parceira da Papirus no programa Papirus Circular.
Com a aquisição dos créditos, a RD Saúde atenderá mais do que as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece a recuperação de 30% do material das embalagens colocadas no mercado em cada estado, realizando uma compensação de 100% das embalagens de papel da marca própria Needs.
A venda dos créditos de reciclagem da Papirus para a RD Saúde insere-se na parceria já estabelecida entre as duas empresas, desde agosto de 2022, para desenvolver um projeto de economia circular para a Natz, linha de produtos naturais da rede de farmácias, que estabelece o recolhimento das embalagens usadas e a utilização dessas aparas na fabricação de novas embalagens de papel para os produtos da marca.
“Trata-se da nossa primeira operação de comercialização de créditos de reciclagem com o varejo farmacêutico e da continuidade da parceria bem-sucedida já estabelecida com a RD Saúde no Programa Papirus Circular”, conta Christian Kroes, gerente de produto e Assistência Técnica da Papirus.
No caso da linha Needs, além da compra dos créditos de reciclagem para compensar o volume de embalagens, a RD Saúde também prevê, a partir de 2025, migrar as embalagens para que utilizem o Vitacycle®, papelcartão da Papirus que possui 40% de fibras recicladas pós-consumo (PCR). O projeto se inicia com 60 produtos da linha Needs, e a proposta é estender o uso do Vitacycle® para mais itens.
“A RD planeja realizar um processo gradual de migração dos materiais reciclados em substituição às fibras virgens, de modo a cumprir uma meta que estabelece que 40% de todo o volume de embalagens de produtos de marcas exclusivas sejam de origem reciclada até 2030”, conta Camila Margelo, gerente de marcas próprias da RD Saúde.
Mais informações:
Papirus
www.papirus.com
RD Saúde
www.rdsaude.com.br