Publicidade

Conecta Verde

Conecta Verde: bem mais do que uma simples reflexão

Compartilhar

O portal nasceu da minha vontade de fazer mais pelo planeta

Por Elen Nunes



Há alguns meses atrás, estava ensinando meu filho, o João, a separar materiais para a reciclagem e explicando sobre as cores das lixeiras e tudo mais. Ele, no auge dos seus cinco anos, extremamente curioso, questionou intensamente: como o descarte incorreto de embalagens poderia chegar até a barriga de uma tartaruga ou de uma baleia no mar? Ali, acendeu um alerta. Fiquei refletindo por dias sobre essa pauta que sempre me interessou: sustentabilidade.

Eu, que amo o mar – existe alguém que não ame? – toda vez que vejo imagens do oceano tomado de resíduos, fico perplexa: a que ponto chegamos?

Na geração passada, falávamos de “preservar o futuro”. Hoje, com o João, penso que o futuro chegou.

Mas como será que estamos lidando com a informação que temos agora: os recursos são finitos e preservar é vital.

Numa busca rápida, dados como:

– todos os anos, mais de oito milhões de toneladas de resíduos vão parar no fundo do mar (ONU 2019);

– a poluição do ar é a responsável pela morte de seis a sete milhões de pessoas no mundo por ano (ONU 2019);

– o planeta está 1,2 ºC mais quente. O aquecimento global, por sua vez, é a maior ameaça à sobrevivência da espécie humana na Terra (ONU 2021);

– no Brasil, apenas 2,1% do resíduo coletado é reciclado (SNIS -Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento 2019).

Não são apenas números. É uma realidade que já altera nossas vidas com muito impacto e que a longo prazo pode não garantir vida humana na Terra.

Contudo, reflexiva: ora, se quando temos filhos o desejo de lutar por um mundo melhor fica gritante no coração, então, sem dúvidas, esse foi o empurrão que faltava para que eu pudesse fazer mais do que separar materiais.

Atuando com comunicação no mercado de embalagens há mais de dez anos, percebi que não tínhamos no Brasil um veículo que pautasse com exclusividade embalagens sustentáveis. Por isso, CHEGAMOS. É isso o que o Conecta Verde pretende.

Nasce hoje uma plataforma jornalística para informar, inspirar e contribuir com uma cadeia produtiva de embalagens mais sustentável e responsável.

Vamos ter por aqui reportagens, entrevistas, podcasts, matérias especiais, eventos e iniciativas de empresas e marcas que se movimentam como protagonistas dessa urgente transformação. E tem muita coisa boa! Tem muitas empresas pensando fora da caixinha para verdadeiramente impactar menos o planeta. Eu estou super entusiasmada!

Tem uma frase que gosto muito do filme “Gladiador” que diz: “O que fazemos na vida ecoa por toda a eternidade”. É assim com nossos filhos. E com o planeta também.

Vamos juntos?  

Conteúdo por:
Elen Nunes

Elen Nunes

jornalista, editora e criadora do Conecta Verde

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados