Empresa trabalha para ter 100% de suas embalagens recicláveis até 2030
Editado por Flavius Deliberalli
A Ajinomoto do Brasil, referência em aminoácidos e proprietária de marcas renomadas como Sazón, MID e Vono, anuncia a ampliação de seu departamento de sustentabilidade com a formação de uma equipe multifuncional composta por colaboradores de diferentes cargos, das quatro unidades fabris, localizadas no Estado de São Paulo (Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras), e do
escritório sediado na capital.
De acordo com a empresa, a área ampliada irá formular a estratégia de sustentabilidade e iniciativas relacionadas que incluem nutrição, meio ambiente e sociedade, promovendo, assim, esforços integrados para apoiar o crescimento dos negócios de forma sustentável, fortalecendo também o monitoramento e a otimização dos recursos utilizados pela companhia.
“A ampliação do departamento de sustentabilidade reflete nosso compromisso com a gestão responsável do nosso negócio. Com a equipe multidisciplinar e cada colaborador dedicando uma carga horária específica ao setor, acreditamos que este é o melhor caminho para alcançar nossas metas de ESG, contribuindo para um futuro mais sustentável. Reforçamos que a circularidade é um conceito que já faz parte do DNA da empresa e somos certificados pela ISO 14001 há muitos anos”, afirma Janaína Padoveze, gerente de área sênior de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil.
Dentre as responsabilidades da companhia com a agenda ESG, destaca-se a redução de mais de 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2030, sendo que uma das principais ações para que isso aconteça é a substituição de caldeiras a gás natural por caldeiras a biomassa. Com relação à energia, a meta é alcançar 100% do uso de energia proveniente de fontes renováveis, o que já está muito próximo de se concretizar, segundo a empresa.
“Até 2030, queremos ter 100% da cadeia de suprimentos sustentáveis para as matérias-primas de maior impacto ambiental, como o papel, óleo de palma e açúcar. E, ainda, desde 2020 buscamos reduzir o uso de plástico na fabricação dos produtos e estamos empenhados em substituir 100% das embalagens por recicláveis até 2030”, relata Janaína Padoveze.
Integrando o compromisso no cumprimento da meta de zero resíduos
plásticos até 2030, a empresa vem trabalhando no Projeto Zero, que colabora com a diminuição do uso de plásticos em embalagens de temperos, refrescos e sopas.
A marca Sazón, de acordo com dados da empresa, já apresentou redução de plástico no ano fiscal de 2022 por meio da diminuição da espessura das embalagens. “Nosso objetivo é que 100% do plástico utilizado para a fabricação dos produtos seja reciclável. Em 2023, prevemos a redução de mais 425 toneladas do material”, destaca Janaína Padoveze, que reforça ainda que a companhia já iniciou estudos para substituir as embalagens que hoje são consideradas não recicláveis.
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Ajinomoto do Brasil
www.ajinomoto.com.br