Entidade distribuiu sacolas produzidas pela AVPLAS e rastreadas pela plataforma Recircula Brasil
Editado por Flavius Deliberalli / Crédito da imagem: Interplast 2024
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) participou da 12ª edição da Interplast, feira e congresso da indústria do plástico, realizada entre os dias 13 e 16 de agosto em Joinville (SC).
Ao longo do evento, a entidade apresentou a plataforma Recircula Brasil, que é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como solução inovadora. A plataforma, segundo a entidade, utiliza notas fiscais eletrônicas para rastrear os resíduos plásticos desde a origem até a reinserção como matéria-prima. Dessa forma, na ocasião do evento, para contemplar as funcionalidades e eficiência da plataforma e demonstrar como funciona o reastreamento, a entidade distribuiu aproximadamente mil sacolas compostas inteiramente de conteúdo reciclado pós-consumo e que foram produzidas pela AVPLAS.
“A rastreabilidade proporcionada pela plataforma Recircula Brasil é essencial para combater o greenwashing, onde muitas empresas se dizem sustentáveis, mas não comprovam suas alegações. Cada vez mais será necessário contar com uma plataforma que comprove a veracidade do plástico reciclado pós-consumo, permitindo que o consumidor final tenha acesso a produtos realmente sustentáveis”, declarou Victor Pellizzaro, diretor da AVPLAS.
Para Paulo Teixeira, presidente executivo da ABIPLAST, a produção e distribuição das sacolas com plástico reciclado é considerada um case prático da plataforma em ação, que reforça o compromisso da entidades em alavancar a utilização da plataforma como solução que comprova a circularidade do plástico.
Mais informações:
ABIPLAST
www.abiplast.org.br
AVPLAS
www.avplas.com.br