Publicidade

ABIPLAST e ABDI lançam o Recircula Brasil, plataforma de rastreio do plástico

Compartilhar

Reconhecida pela ONU como solução inovadora para o setor, plataforma incentiva a reciclagem e impulsiona economia circular no país

Editado por Flavius Deliberalli

Em 26 de julho, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram a plataforma “Recircula Brasil”.

De acordo com a ABIPLAST, a ferramenta utiliza notas fiscais eletrônicas para rastrear o caminho dos plásticos reciclados, e conecta essas notas, desde a compra dos materiais até a venda dos produtos finais, monitorando todo o percurso dos plásticos reciclados. Com essas informações, o sistema atesta a origem e o destino dos materiais e confirma que o produto contém plástico reciclado, garantindo transparência e confiabilidade.

A ABIPLAST enfatiza que há anos o mercado de plásticos vem se movimentando e buscando novas maneiras de tornar esses materiais pós-consumo passíveis de reciclagem, garantindo verdadeiramente que o processo seja eficaz e sustentável.

“E nesse contexto surge a plataforma Recircula Brasil, que permite à ABIPLAST identificar os atores envolvidos na cadeia de reciclagem e entender onde estão os resíduos pós-consumo. Dessa forma, o Recircula Brasil não é apenas uma ferramenta de rastreabilidade, mas também posiciona o Brasil como um líder global na implementação de soluções inovadoras contra a poluição plástica, sendo um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e transparente”, declarou José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Conselho da ABIPLAST.

A entidade destaca também que a plataforma garante a rastreabilidade completa dos resíduos pós-consumo e consolida mais um passo para fortalecer e impulsionar a economia circular, trazendo inovação para o mercado, aumentando a competitividade da indústria de transformados e beneficiando o meio ambiente.

“A ideia foi trazer para o setor e para os gestores de políticas públicas informações transparentes baseadas em critérios de compras empresariais. As companhias que utilizam a plataforma Recircula Brasil possuem um diferencial competitivo, oferecendo aos seus clientes a rastreabilidade de todo o resíduo. Para empresas com metas de conteúdo reciclado, a comprovação destas aumenta a transparência e a confiança, reduzindo o greenwashing. A evolução da plataforma vem ocorrendo e, hoje, podemos afirmar que entregamos não só uma ferramenta para a rastreabilidade dos plásticos, mas uma solução de vanguarda para diversas cadeias no Brasil”, afirma Paulo Teixeira, presidente-executivo da ABIPLAST.

Há a expectativa de que um decreto – em elaboração pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) – estabeleça que as empresas deverão comprovar 24% de conteúdo reciclado em seus produtos. Com essa regulamentação, espera-se uma demanda potencial para a certificação de mais de 558 mil toneladas de embalagens plásticas recicladas. Anualmente, o Brasil recicla cerca de 1,1 milhão de toneladas de plásticos.

Importante ainda destacar que a plataforma Recircula Brasil foi reconhecida como modelo de excelência no combate à poluição plástica em documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (PNUMA – ONU), que foi apresentado por Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, na reunião do Tratado Global contra a Poluição Plástica, realizada recentemente em Ottawa, no Canadá.


Mais informações:


ABIPLAST
www.abiplast.org.br

 

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados