A estimativa é de que mais de 80% dos impactos ambientais relacionados com o produto podem ser determinados na fase de design
Por Assunta Napolitano Camilo* / Crédito da imagem: Instituto de Embalagens
Em um cenário global onde a preocupação com o meio ambiente torna-se cada vez mais imediata, a adoção de medidas sustentáveis ganha cada vez mais espaço, como pensar em embalagens que amenizem os impactos causados na extração de recursos da natureza.
Neste contexto, a economia circular chega tanto para os donos de marca quanto para o consumidor final.
Segundo o manual de ecodesign InEDIC 2011, desenvolvido no âmbito do projeto internacional InEDIC 2009-2011, estima-se que mais de 80% dos impactos ambientais relacionados com o produto são determinados na fase de design. O ecodesign é uma abordagem muito promissora para o consumo e produção sustentáveis e tem sido aplicado em diversos produtos de diferentes setores da economia.
Sendo assim, os dados do manual revelam a importância do ecodesign para as empresas, sendo essencial para reduzir o impacto ambiental das embalagens, promovendo práticas mais sustentáveis e alinhadas com os princípios da economia circular. Ao adotar abordagens de design conscientes, podemos contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente e a promoção de um mundo melhor.
Empresas que abraçam o ecodesign atendem às demandas crescentes por embalagens de menor impacto ambiental e se destacam no mercado. A inovação para sustentabilidade torna-se um diferencial competitivo, atraindo consumidores preocupados com o meio ambiente e alinhados com valores éticos.
O ecodesign contribui para a preservação dos recursos naturais e reduz a emissão de poluentes. Além disso, promove a reutilização, reciclagem e o repensar do ciclo de vida dos produtos para fomentar a criação de uma economia mais circular e sustentável.
Em um mundo cada vez mais consciente, os consumidores buscam produtos alinhados com valores sustentáveis. Então, conclui-se que há uma crescente conscientização dos consumidores sobre o impacto dos produtos no meio ambiente, e isso tem levado a uma busca maior por produtos e marcas que adotam práticas sustentáveis em sua produção, incluindo embalagens e processos de fabricação.
**As opiniões expressas e os dados apresentados em artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, o posicionamento dos editores do Conecta Verde.