Publicidade

Conecta Verde

Ibema reduz gasto energético e investe em fontes renováveis

Compartilhar

Equipamentos mais modernos, uso de big data e ênfase em biomassa e vapor são estratégias da papeleira contra as mudanças climáticas

Editado por Flavius Deliberalli

Depois de otimizar seu uso de água e alcançar os melhores índices na gestão desse recurso, a Ibema investe na eficiência energética de suas duas plantas fabricantes de papelcartão, em Turvo (Paraná) e Embu das Artes (São Paulo).

Para isso, a empresa informou que organizou um time específico e contratou um engenheiro especialista no assunto, além de adotar consultorias especializadas para identificar e implementar ações sustentáveis.

“Além de economizar, queremos cumprir nosso papel na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Algumas das medidas já adotadas foram a substituição de motores e transformadores elétricos antigos e de baixa eficiência por novos de alto rendimento e a otimização dos processos produtivos, com a instalação de equipamentos modernos e mais eficientes, tais como desfibradores, refinadores, rebobinadeira, cortadeiras, entre outros”, explica Andrea Pegorini Lacerda, gerente de meio ambiente da Ibema.

De acordo com a empresa, as oportunidades são muitas, quando se faz um raio-x do processo produtivo. Dessa forma, tem sido possível intensificar a instalação de sistemas de medição de energia para privilegiar o uso de fontes renováveis, como a energia elétrica proveniente das PCHs do grupo, de biomassa, vapor e ar comprimido.

Por fim, a Ibema informou que nas próximas semanas deve divulgar seu Relatório de Sustentabilidade, que trará mais detalhes sobre sua pegada de carbono e compromissos estratégicos com o meio ambiente.


Mais informações:

Ibema
www.ibema.com.br

Conteúdo por:

Deixe um comentário

Recomendados para você

Pesquisar

Publicidade

Últimas notícias

Temas mais publicados