Segundo empresa, ações de sustentabilidade adotadas vão gerar uma economia de mais de R$ 2,3 milhões no ano
Editado por Flavius Deliberalli
A Bimbo Brasil, empesa de origem mexicana e que atua no Brasil desde 2001 no segmento de panificados, informou que os esforços empregados na redução de impacto ambiental de suas operações está surtindo efeito.
A empresa alterou a gramatura de algumas de suas embalagens e passou a utilizar 2 mil toneladas a menos de plástico no primeiro trimestre de 2021. De acordo com a empresa, a mudança resultou em uma redução de 24% na utilização da matéria-prima nas embalagens de bisnagas. A ação impactou também na emissão de gases, pois os pallets passaram a comportar mais unidades e a quantidade de viagens para transporte dos produtos diminuiu. Dessa forma, a empresa deixa de emitir 1.700 kg/CO2 por ano.
No próximo semestre, a expectativa da empresa é expandir seu plano de sustentabilidade para outras categorias de produtos. As embalagens de Rap 10 (Tortilhas) devem alcançar um valor de diminuição da gramatura da embalagem correspondente a 8%, por exemplo. Na categoria de doces, a previsão é que haja uma redução de emissão de 1.066 kg/CO2.
“Iniciamos o ano com foco na estratégia de sustentabilidade da Bimbo Brasil para garantir a implementação dos projetos no curto prazo. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora e teremos outras grandes mudanças nos próximos meses. Estamos trabalhando para ter um programa sólido e de alto impacto positivo na cadeia”, explica Alfonso Argudín, diretor geral da Bimbo Brasil.
A empresa informou também que houve diminuição na aplicação de tintas e solventes nas embalagens. Com isso, deixou de utilizar mais de 800 mil quilos de tinta por ano e mais de 1.500 toneladas de solvente por ano. Ainda em 2021, a Bimbo Brasil lançou um fitilho sem arame para pães, tornando-o 100% reciclável. A mudança começou a ser implementada em abril deste ano e já contempla 48% da produção da companhia.
Mais informações: Bimbo – www.bimbobrasil.com.br